Checando a carga de uma fonte de energia

CUIDADO: os pinos do arduino aceitam, no máximo, 5v. O projeto abaixo não possui proteção para tensões acima do suportado pelo Arduino.

Os pinos analógicos do arduino são ótimos. Ele consegue identificar qualquer tensão de 0v até 5v sem qualquer esforço extra. Isso abre a possibilidade de criar leitores de tensão, que servem para identificar como anda aquela pilha do controle remoto, etc.

O projeto

Basicamente é só colocar um fio no terra do arduino e ligar no terra da pilha. A outra ponta vai no positivo da pilha e num pino analógico do arduino. Simples assim.

O sketch

Aprendi que o nome de um software desenvolvido pra arduino se chama sketch. Pois bem, o sketch não poderia ser mais tranquilo:

int pin = A0;
int refresh = 1000;
float toVolt = 0.004887585532746823069403714565; //Fórmula: 5 / ((2^10) - 1)

float carga() {
  return (analogRead(pin) * toVolt);
}

void setup() {
  Serial.begin(9600);
}

void loop() {
  Serial.print("Voltagem:\t");
  Serial.println(carga());
  delay(refresh);
}


Estou usando o pino A0, coloquei uma taxa de atualização de 1 segundo e determinei o índice de cálculo na variável toVolt (se você não faz ideia do que isso quer dizer, veja aqui). Já que eu preciso identificar qual a voltagem da fonte testada, e ainda não chegou meu display LCD, vou usar o monitor serial, daí a inicialização dele em setup().

Pronto. Só isso. Nem tem imagem de tão simples que é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tá na hora de piscar LEDs de maneira melhorada

LEDs on/off com PHP, Python e RPi

PagSeguro e PHP - Usando a tela do PagSeguro (checkout redirect)